Todos possuem o supremo poder e sabedoria do Unive
Todos possuem o supremo poder e sabedoria do UniversoBRASIL SEIKYO, EDIÇÃO Nº 1868, PÁG. A6, 18 DE NOVEMBRO DE 2006.Apesar de não percebermos, todos os fenômenos no Universo, todas as coisas sem exceção, estão em constante mutação. E essa força eterna e suprema, essa Lei, foi definida pelo Buda Nitiren Daishonin como Nam-myoho-rengue-kyo. A recitação desse mantra capacita todas as pessoas que o recitam, despertar para o supremo poder e sabedoria do Universo que cada um possui dentro de si. Dessa forma, elas conseguem desfrutar uma vida cheia de vitalidade e serenidade, e superar quaisquer sofrimentos ou vicissitudes da vida. Esse ilimitado potencial inerente na vida de todo ser humano é descrito como a natureza de Buda. Buda é aquele que vivencia um estado de felicidade indestrutível. O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, explica: “Essa felicidade é absoluta. É denominada como ‘absoluta’ porque uma pessoa que está nesse estado de vida é capaz de discernir o significado de tudo o que ocorre na vida e na sociedade, é a própria sabedoria. Além disso, independentemente do que ocorra ao seu redor, o coração humano permanece sereno e imutável; isso equivale à força interior. Ademais, é ‘absoluta’ pelo fato de a pessoa extrair livremente essa sabedoria e força das profundezas da própria vida todas as vezes que precisar. “Com certeza, esse estado não está livre de preocupações nem de sofrimentos. Se tal vida existisse, com certeza seria monótona e entediante. Se tudo corresse às mil maravilhas, isso seria a própria ilusão, ou seja, uma mentira. As preocupações são uma parte integrante da realidade da vida. (…)

Rose
“O presidente Toda declarou: ‘Alcançar o estado de Buda não significa simplesmente se tornar um buda ou seguir nessa direção. Acreditar sinceramente no ensino de Daishonin de que as pessoas comuns são as mais dignas de respeito, no princípio da verdadeira entidade da vida e ter a profunda convicção de que sempre fomos budas assim como somos, desde o eterno passado até o infinito futuro — isso é o que significa tornar-se um buda”. (Brasil Seikyo, edição no 1.509, 22 de maio de 1999, pág. A3.) O budismo ensina que todas as pessoas tem o potencial para serem felizes, a capacidade de viver uma vida de valor, criar relacionamentos saudáveis, desfrutar uma boa saúde, tornarem-se pessoas melhores e superar seus sofrimentos. Para isso, elas devem experimentar uma transformação interior, polir seu caráter, ou seja, fazer sua revolução humana. E, por meio da tranformação de seu coração, elas começam, também, a exercer uma influência positiva ao seu redor. E o catalisador dessa mudança interior é a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. Ao invocá-lo, a pessoa revela a Lei de sua própria vida e entra no ritmo do Universo. O Nam-myoho-rengue-kyo atua na vida das pessoas, mesmo que elas não compreendam o seu profundo significado. É como o leite. Os bebês se alimentam do leite mesmo sem saber de seu valor nutritivo. Do mesmo modo, o Nam-myoho-rengue-kyo afeta a vida das pessoas, independentemente se uma pessoa crê ou a compreende profundamente. O mesmo acontece com outras leis do Universo, com a lei da gravidade, as leis da Mecânica etc. A seguir, uma breve explicação sobre o significado do Nam-myoho-rengue-kyo: Nam ou Namu: Origina-se do sânscrito namas, que significa devoção, ou a perfeita fusão da própria vida com a verdade eterna. Nitiren Daishonin revelou esse mantra para possibilitar todas as pessoas a viverem em harmonia ou sintonia com a lei da vida, ou Darma.

Rose
. Em sânscrito, nam indica os elementos de ação e atitude, e se refere portanto à ação correta necessária e a atitude necessária para manifestar o estado de Buda em sua vida. Significa, também, que por meio da fusão da pessoa com a verdade suprema pode-se extrair simultaneamente uma infinita energia e sabedoria de acordo com as diferentes circunstâncias. Myoho: Literalmente significa Lei Mística. Myo (místico) significa “insondável” e ho, “lei”. Myoho é a lei que existe no domínio incompreensível da vida. Myo também pode ser interpretado como a verdadeira natureza da vida ou a realidade suprema e ho, todos os fenômenos. Rengue: Significa flor de lótus. O lótus floresce e produz as sementes ao mesmo tempo, representando assim a simultaneidade de causa e efeito, que por sua vez é uma expressão da Lei Mística. De acordo com essa lei, as circunstâncias e qualidade de vida de uma pessoa é determinada pelas ações positivas ou negativas de uma pessoa a cada momento de sua vida. Essas ações feitas por meio de pensamentos, palavras e ações resultam no carma. A Lei de Causa e Efeito também é o princípio da responsabilidade pessoal pelo próprio destino. Porém, como as profundezas da vida não dependem do carma acumulado como conseqüência das ações passadas, é possível criar a verdadeira felicidade independentemente do carma. O destino é criado pelas pessoas, portanto, elas podem mudá-lo. A mais poderosa causa que fazemos para isso é recitando Nam-myoho-renge-kyo. O efeito do estado de Buda é simultaneamente criado nas profundezas de nossa vida e com certeza se manifestará na vida da pessoa. A flor de lótus que cresce e floresce em um lago lamacento e mesmo assim continua imuculada, simboliza o surgimento do estado de Buda na vida de um mortal comum.

Rose
Kyo: Literalmente significa sutra, a voz ou o ensino de um Buda. Num sentido mais amplo, inclui as atividades de todos os seres vivos e de todos os fenômenos do Universo. O caractere chinês para kyo significava originalmente uma urdidura de tecido, simbolizando a continuidade de vida pelo passado, presente e futuro. Em um sentido mais amplo, kyo expressa a concepção de que todas as coisas no Universo são manifestações da Lei Mística

Anúncios

Sobre osvalderli

paciente , amigo , gentil, cavalheiro , amoroso , respeitador , !!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s